Movimento Paraíba Sangue Bom

Autor: Doe Sangue PB | Atualizado em: 2017-06-05 07:32:09
Movimento Paraíba Sangue Bom

O DOE SANGUE PB e as seguintes entidades: ADSP (Associação dos Doadores de Sangue de Pombal), Hospital Napoleão Laureano, Amigo Doador (C.E. Vianna de Carvalho e O Consolador), Grupo Gentileza Gera Gentileza, Associação Donos do Amanhã; Grupo Eu Amo a Vida, Projeto Amor ao Próximo, Associação Anjos da Alegria, ONG Servir Faz Bem, além de doadores voluntários, uniram-se para a criação do Movimento Paraíba Sangue Bom, que tem por objetivo unir a sociedade sobre a temática, visando ampliação das doações de sangue e de medula óssea no Estado da Paraíba, mediante a exposição de fatos, debates e reivindicações políticas suprapartidárias.
Tal movimento é de ordem altruísta, filantrópica e organizada pela sociedade civil, com o intuito maior de promover a conscientização da problemática, envolvendo a doação de sangue, a fim de que se possa, no futuro, atender a necessidade crescente dessa demanda.
Dentre outras atividades, a equipe do Doe Sangue PB, que tem uma vivência de 7 (sete) anos de trabalho voluntário, realiza campanhas estratégicas e educativas em parceria com grupos voluntários, organizações e o Hemocentro da Paraíba; Divulga as necessidades dos pacientes ao realizar pedidos para casos urgentes, tipos raros e grandes quantidades de doações necessárias à realização de cirurgias, além de incentivar sobre a importância da doação regular.
Demonstra-se, portanto, a preocupação constante pela busca de novas estratégias, projetos de lei, adoção de políticas públicas, com o escopo maior de reivindicar investimentos por parte das autoridades em favor da causa. Emerge a adoção de tais medidas, considerando, sobretudo, a situação crítica dos estoques de sangue do Hemocentro, e o exemplo da dificuldade enfrentada pelo Hospital Napoleão Laureano, cujos estoques nunca conseguem atender a altíssima demanda de aproximadamente mil transfusões mensais, onde, muitas vezes, os pacientes ficam sem receber transfusões sanguíneas e/ou plaquetas no tempo adequado. Ressalte-se que esse líquido precioso é capaz de salvar vidas, sendo de fundamental importância para o tratamento dos pacientes e sua escassez gera riscos.
Deste modo, em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, e ao considerarmos a relevância do assunto e a necessidade de maior envolvimento por parte da sociedade, o Movimento Paraíba Sangue Bom vem solicitar opinião sobre as propostas em discussão e a sua participação na sessão especial que será realizada na Assembleia Legislativa da Paraíba, no dia 09 do mês de junho, às 8:30 (sexta pela manhã), do corrente ano, para debater essa problemática com a esperança de novos avanços. A realização dessa sessão especial na Assembleia Legislativa, é uma propositura do Sr. Deputado Janduhy Carneiro, que apoia a iniciativa.
Sendo assim, gostaríamos de contar com o apoio dos doadores de sangue, para que nos ajude, de forma colaborativa, a avaliar nossas ideias e elaborar propostas a serem apresentadas na ALPB. Vamos unir forças para o bem coletivo! Seguem as principais propostas:

1. Democratização da doação de sangue, por meio da ampliação da rede de hemonúcleos e aquisições de novas unidades móveis de coleta.
2. Ampliação e estruturação de equipe itinerante do Hemocentro para conscientização e educação da população. Por exemplo, visitas em: Escolas, Universidades, Empresas, Hospitais e Instituições diversas.
3. Veiculação de campanhas publicitárias pelo Governo do Estado para conscientização da população.
4. Ampliação da rede solidária: Elaboração e Implantação de políticas públicas municipais de incentivo à doação de sangue e medula óssea.
5. Idéias e sugestões diversas para elaboração de projetos e leis.

Comente nossas ideias, envie sugestões, compareça a sessão especial, participe!

 

 


Deixe sua opinião